sábado, 20 de novembro de 2010

«O MUNDO DA EDIÇÃO E DOS EDITORES DE LIVROS»

 

clip_image002[138]

O título do post e agora a frase completa: «O tema deste livro é, então, o mundo da edição e dos editores de livros, e o seu objecto específico concerne à configuração que este mundo adquiriu em Portugal durante parte substancial do período do Estado Novo».

Este livro! Como é que este livreiro que sou, Livreiro Velho, cada vez mais longe dos seus começos, se sente ao chegar-lhe este livro à livraria e ao expô-lo na montra? É que por mais que a grande festa tenha sido ver e ler o original acabado, vê-lo em livro e folhear este livro é muito outra coisa, é bem outra a sensação.

Nuno Medeiros, Edição e Editores – O Mundo do Livro em Portugal, 1940-1970, uma edição ICS - Imprensa de Ciências Sociais. Prémio Fundação Mário Soares de História de Portugal do Século XX de 2009, lembra a cinta.

É um orgulho – nada de o esconder por modéstias tolas – para o Livreiro Velho. Porquê? Porque o Nuno é seu filho e este livro é de um valor extraordinário para todos nós os que vivemos e pensamos com seriedade e dedicação o mundo dos livros.

Sinceramente.

Gostava mesmo que, na tarde do sábado, dia 27 do mês corrente, às 16h, dia do lançamento na Culsete, o ambiente aqui na livraria fosse de encontro entre algumas das pessoas que a sério e a fundo se dedicam ao livro. Um encontro de «Gentes do Livro». Até porque a apresentação do livro será feita por Diogo Ramada  Curto.

É que, não tenho receio nenhum de o dizer nem vejo qualquer hipótese de alguém me contradizer, não há muita coisa publicada assim tão válida sobre a edição de livros portuguesa.

L. V.

Sem comentários:

Enviar um comentário