quarta-feira, 9 de março de 2011

Dizer BEM-VINDO e BEM-VINDA: os 30 anos do JL e o n.º 100 da LER

«Bem-vindas ao universo do livro» 
– acaba assim o excelente discurso sobre «A vida das revistas», de Francisco Bélard, na Ler n.º100 – Março.2011.

E antes:
«Existe na esfera cultural uma hierarquia em que o livro domina, (…) e a revista é produto subalterno (…). Sem discutir o primado do livro, discordo desse menosprezo».
Depois aí vai ele, este tão notável jornalista cultural, que sabe muito bem do que fala e mais diria se mais quisesse falar (Quem lhe encomenda um livro de memórias do seu jornalismo deste género? Os nossos editores encomendam pouco, talvez porque recebem originais, muitos e mais que muitos originais, e isso lhes basta para juntar às traduções…).
 
É então assim que Francisco Bélard vem a acabar - ipsis verbis! - «… numa livraria utópica que venda todas as revistas do mundo. Muitas assumem natureza semelhante à dos livros. Àquelas de que gosto, digo: bem-vindas ao universo do livro».

Se ignoro que há quem não goste da Ler? Ou também, pois, pois,  também: se ignoro que há quem não goste do Jornal de Letras?
Nada disso!
Não ignoro, nem preciso.
E nem aprecio muito as unanimidades acríticas, nem as inocências acima de todas as críticas. Além de que, está visto!, quem sou eu para além disto que se vê!? Portanto, não me vou meter a arbitrar equipas. Quero é que joguem bem. É só por isso que vou ao campo. E que ganhe o melhor! Por isso o livreiro foi hoje ao quiosque e pagou:
- 2,80€ pelo JL –  aqui estão os 30 anos completos, e…; 
- 5,00€ pela Ler – o n.º 100 aqui está, e…

Os «e…» significando o quê?
Que gostava de continuar!
Como não devo alongar-me, volto a Francisco Bélard,  com um abraço para ele, naturalmente, mas extensivo a muita gente do jornalismo cultural, e termino a saudar o jornal e a revista: «bem-vindos ao universo do livro»!
L. V.

CÁ ESTAMOS!
Contagem decrescente       

9 de Março                  FALTAM                   18 dias




Contagem crescente

QUEM JÁ ABRIU O BLOGUE E PASSOU A MENSAGEM?


http://encontrolivreiro.blogspot.com/
DE ONTEM PARA HOJE
3+4+5+6+7+8 de Março MAIS 58+35+13+21+54+62 visitas

Sem comentários:

Enviar um comentário