segunda-feira, 23 de maio de 2011

LER UMA OBRA DE GRANDE CONSISTÊNCIA LITERÁRIA

18 4 09  São RoqueUrbano Bettencourt

No próximo dia 28 de Maio de 2011, sábado, pelas 16,30 horas, a Livraria Culsete, em Setúbal (culsete@gmail.com), abrirá as suas portas para um encontro com o escritor açoriano Urbano Bettencourt, a propósito do seu mais recente livro, Que Paisagem Apagarás, um conjunto de textos narrativos. A sessão contará com a presença dos escritores Artur Goulart, Eduíno de Jesus, Olegário Paz e Onésimo Teotónio Almeida, que falarão sobre este livro e a restante obra de Urbano.

Autor com vasta obra publicada, onde a poesia e o ensaio literário têm lugar de destaque, Urbano Bettencourt publicou o seu primeiro livro, Raiz de Mágoa, em 1972, em Setúbal. Regressou a esta cidade dez anos mais tarde como docente de português e francês, tendo trabalhado na então Escola Secundária da Bela Vista. Volta agora para dar a ler uma obra de grande consistência literária, onde a intensidade poética, a ironia e a crítica se cruzam, construindo uma escrita literária muito singular.

Ilhéu bem agarrado às ilhas, não são muito frequentes as suas vindas a este lado do Atlântico, pelo que esta é uma das raras oportunidades para ouvir e trocar algumas palavras com Urbano Bettencourt.
FRM

1 comentário:

  1. Dizem que ele é um ilhéu bem agarrado às ilhas. Será. Essa é a única forma de não as perder de vista e de acompanhá-las na sua imperceptível errância. Porque as ilhas movem-se, à descoberta dos segredos do mar e dos homens que o habitam.
    As ilhas dele movem-se para sul. Por influência do anticiclone, que é o rosto intangível do único deus atlântico.
    U.B.

    ResponderEliminar