sábado, 19 de novembro de 2011

MIGUEL REAL NO PRÓXIMO SÁBADO NA CULSETE

No próximo dia 26 de Novembro de 2011, sábado, pelas 16,00 horas, a Livraria Culsete, em Setúbal (culsete@gmail.com), abrirá as suas portas para uma tertúlia com o escritor, ensaísta e teórico do pensamento português Miguel Real, em torno dos seus mais recentes livros, A Guerra dos Mascates, Introdução à Cultura Portuguesa e O Pensamento Português Contemporâneo.
Em A Guerra dos Mascates, retomando e continuando o título homónimo de José de Alencar, o autor revisita romanescamente um dos episódios mais marcantes da história do Brasil do século XVIII. Em Introdução à Cultura Portuguesa procura e “propõe uma nova teoria definidora da cultura portuguesa desde o início da nacionalidade” até 1890, privilegiando “uma via mais historicista e menos ideológica”. O Pensamento Português Contemporâneo alarga essa perspectiva até 2010, arrumando cronologicamente o pensamento contemporâneo português em três grandes momentos.
Autor com vasta obra publicada, sobretudo no campo do ensaio e no âmbito da ficção de raiz histórica, tem, por vezes e sobre o mesmo tema, produzido simultaneamente um ensaio e uma obra de ficção, podendo, assim, abordar as mesmas temáticas de forma diversa, alargando o âmbito dos seus potenciais leitores. Esta metodologia foi usada, entre outros, com o romance A Voz da Terra, cuja ação decorre na época do terramoto de 1755, e o ensaio O Marquês de Pombal e a Cultura Portuguesa. De referir também os seus textos dramáticos e as adaptações dramatúrgicas, escritos em parceria com Filomena Oliveira, entre eles uma adaptação de Memorial do Convento. Alguns dos seus títulos têm sido premiados, tendo recebido, entre outros, prémios tão importantes como o Prémio Literário Fernando Namora (2006) ou o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Internacional de Críticos Literários (2008).
Esta será, portanto, uma oportunidade imperdível de encontro entre o escritor e ensaísta e os seus leitores.
FRM

Sem comentários:

Enviar um comentário