segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

COM ALBÉRICO AFONSO COSTA no próximo sábado à tarde

Retomando em novo ano as suas atividades de promoção do livro e da leitura, a Livraria Culsete irá apresentar, no próximo sábado 14 de Janeiro de 2012, pelas 16:00 horas, o livro de Albérico Afonso Costa intitulado Salazar e a Escola Técnica – a reforma tolerada num regime intolerante.
A obra, a ser apresentada por Fernando Rosas, que também assina o prefácio, é resultado de uma investigação profunda sobre a génese e evolução do ensino técnico durante o Estado Novo.
Personalidade que durante as últimas décadas se tem afirmado em Setúbal e na região, quer pela via académica, quer através da sua intervenção cívica e política, Albérico Afonso assinou ao longo dos anos inúmeras publicações, maioritariamente no âmbito da história e da pedagogia. Da sua bibliografia mais recente destaque-se o título Setúbal – Roteiros Republicanos, importante contributo para um maior conhecimento da história de Setúbal durante o período da implantação da República, e a organização e coordenação do volume de atas do II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, realizado em Novembro de 2010, Estudos Locais do Distrito de Setúbal.
O livro agora em questão, Salazar e a Escola Técnica, é um estudo de âmbito nacional, apresentando, segundo Fernando Rosas, “uma nova perspectiva de análise”, pelo que se prevê do maior interesse a sessão do próximo dia 14.
Participe!
F. R. M.

1 comentário:

  1. 14 de janeiro, dia de aniversário do "Mosquito". A nostalgia vence e sobrepôe-se.
    Muitas felicidades para o evento, que acontece num dia muito especial....que será passado, como sempre, em ambiente muito agradável, envolvido em muita amizade. Sem falar do interesse cultural e do livro em causa. Interessante, até porque a tese de mestrado da minha filha foi sobre o ensino industrial feminino oitocentista (escola de Alenquer) e a do doutoramento foi sobre o ensino industrial feminino em Portugal 1850(?)-1910. Não tenho bem presente a primeira data. Um grande abraço e votos de muito sucesso para a iniciativa. Maria Fernanda

    ResponderEliminar