domingo, 4 de março de 2012

Já estamos em MARÇO?! NO ÚLTIMO DOMINGO…

image
Primeiro domingo deste mês de Março de 2012, estamos já em Março! No último domingo, dia 25, vai ser o III Encontro Livreiro. Que eu hoje tenha despertado a pensar nisso não admira, ninguém se admirará.
image
A RITA NO II ENCONTRO LIVREIRO

Ao pai, Daniel Melo, bem como à Rita, encontrei-os de novo faz hoje um mês, 4 de Fevereiro. Não fiquei em certeza de que ela também voltasse . O pai, sim. De qualquer modo este olhar que a Rita há um ano nos deixou não me é, em seu contexto, apenas a ilustração de um post. Muito do que desejo e antevejo como futuro possível da leitura, do livro, da livraria, em resultado de uma conjugação de ideias, entendimentos e iniciativas que a partir da boa convivência possa resultar, a imagem deste olhar mo revela a mim próprio.

002
Talvez me cumpra esta escrita em hoje, queria que fosse uma conversa simples, doméstica, própria para um «aqui entre nós», abrindo, se possível, um pouco mais ainda as portas da Culsete para que aconteça o que continua a pretender-se: uma tarde de boa convivência entre pessoas que se entendem como «Gentes do Livro».
No I Encontro Livreiro, a Rafaela esteve presente, portou-se muito bem, mas ainda não tinha nascido. O seu feliz nascimento trouxe-a ao nosso II Encontro, para nossa alegria.
A grande maneira de acreditar no futuro talvez seja viver um presente em que se acredita. Acreditando no presente, dele a nascer um melhor futuro.
É tardíssimo para mim, o futuro. Por três vezes, neste inverno, o fim da viagem por um triz o senti. Ninguém me dirá que a incerteza do futuro me pode afectar muito, pessoalmente. Mas o presente!… Isto de horizontes ao curto tem o seu lado de bom sabor! Por exemplo, estar a três semanas de viver um III Encontro Livreiro! Sabia lá se…, há um ano! 
O presente que me resta é para este empenho em que o sentimento de impotência perante a avalanche de enganos e opressões do momento civilizacional nos desperte para a consciência de que a descrença uns nos outros é o maior erro que se nos pode apegar. Um movimento de aglutinação de pensamento e acção que levante a cabeça e cure da indiferença!
image 
JORGE FIGUEIRA DE SOUSA – LIVREIRO DA ESPERANÇA 2012
Para felicitar o livreiro Jorge Figueira de Sousa por lhe ter sido atribuído o «Prémio Ler/Booktailors 2011» estive de conversa com ele, durante uns minutos, por telefone. Um prazer! Gratíssimo por tudo, ele, e decidido a vir  participar no nosso III Encontro Livreiro. Esperando confiante em que as melhorias de saúde já lho permitam.
Disse-lhe e sinto: «só por si, a sua presença bastará para fazer deste III Encontro uma festa». O nosso diplomado «Livreiro da Esperança 2012»!
Este entusiasmo decidido que senti no emérito livreiro da Livraria Esperança do Funchal é o que desejo/desejamos sentir em quantos decidirem vir até Setúbal no primeiro domingo de Primavera, dia 25 deste mês de Março.

Manuel Medeiros
 

1 comentário: