quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANTERO DE QUENTAL: 18 de Abril

image« P. S.:Não sei se recebeste um exemplar dos meus sonetos filosóficos, que há meses te mandei» (carta a João Machado de Faria e Maia)
«COMO CRIANÇA AGASALHADA SORRINDO»
Abril é mês de nascimento também de Antero, o santo poeta-filósofo. Nasceu em Ponta Delgada, neto do Ponte, o açoriano mais amigo do Bocage, sendo sua mãe, D. Guilhermina, natural de S. Julião de Setúbal, embora seu pai, Fernando de Quental, a tenha levado de Tomar em tempos das Viagens na Minha Terra.
18 de Abril de 1842. Há 170 anos. Faz hoje...
Quarenta anos depois, em 1882, o soneto «Na Mão de Deus». Venho de lê-lo na carta de Antero a João de Deus, datada de 20 de Julho desse ano, em recolha do sentimento para que todo o nascer sempre apela, no aquém e além de todas as desilusões do viver.
«E agora aí vai um soneto.Será talvez o primeiro de que gostes por mais alguma coisa do que só pela forma».
Leio e pergunto-me: ao escrever este «talvez» estaria Antero «sorrindo vagamente»? Uma criança agasalhada, de coração liberto, a sorrir desiludida?
«Talvez» que,  por  coração liberto» da «ignorância infantil», as escadas de descer se  mudem em escadas de subir.
Subir à paz de «criança agasalhada sorrindo».
R.V.

3 comentários:

  1. Estou à procura de informações sobre a ligação de Antero de Quental a Tomar, pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
  2. Refiro-me à cidade de Tomar, claro.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com muito gosto! durante muito tempo mais sabia daquilo que por esses lados interessa do que das ligações a setúbal, onde nasceu a dona guilhermina mãe de antero...
      a família dela é dessa zona e porque o pai foi colocado em setúbal é que...
      depois voltou e a«joaninha» foi por aí encontrada pelo pai do antero, nas lutas liberais... os amores de carlos e joaninha das viagens de garrett... voltou o moço e para ponta delgada com ele foi a guilhermina...
      consegue encontrar a biografia que de antero nos deixou josé bruno carreiro? é uma obra incontornável sobre tudo o que diga respeito ao nosso poeta-filósofo.
      mm

      Eliminar