domingo, 1 de Abril de 2012

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2012: AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A…

DSCF14782 de Abril de 2006


2 de Abril de 2012! Vamos comemorar
o Dia Internacional do Livro Infantil com uma visita à Livraria? As crianças, em dia de Férias da Páscoa, vão apreciar e aprender o significado deste dia. Ainda mais sendo que aqui é Setúbal.

Para nós o escritor H. C. Andersen…

Este dia deve ser, aqui em Setúbal… E… as crianças têm direito a que os educadores os eduquem nos valores da cidadania.

A 2 de Abril de 1885 nasceu em Odense, cidade da Dinamarca, o escritor Hans Christian Andersen, o grande inventor de muitos contos. Por isso é ele o patrono da Literatura Infanto-Juvenil.

Comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil a 2 de Abril é, pois, uma maneira muito bem pensada de homenagear H. C. Andersen.

Comemorou-se em Setúbal no ano 2005 como foi possível, somente como foi possível, o II Centenário do nascimento de Andersen.

Foi suficiente para ficarem assegurados o respeito e carinho que Setúbal, como poucos outros lugares por onde viajou, deve dedicar a H. C. Andersen? Não, não foi.

Talvez por isso a Árvore de Andersen em Setúbal que estava tão bonita em 2005 se foi cobrindo de tristeza. Uma tristeza de que só se curará quando as crianças souberem a história deste abeto. O abeto que foi oferecido à Câmara Municipal de Setúbal pelo governo da Dinamarca para ser replantado na Avenida Luisa Todi, em representação daquele que em 1866 foi plantado pelo próprio Andersen na Quinta dos Bonecos.

 

clip_image002

A Árvore de Andersen em Setúbal em  2005

 

«Era uma vez uma história, uma história verdadeira, que se passou em Setúbal, em 1866. É tão bela e cativante que todos os meninos e meninas setubalenses poderão sentir-se orgulhosos da sua cidade se a ouvirem ou lerem.

A história intitula-se «Um Mês em Setúbal». Quem a escreveu foi Hans Christian Andersen e constitui o capítulo IV do seu livro Uma Visita em Portugal em 1866.

Quem não conhece algumas das histórias que Andersen inventou? Em todo o mundo são conhecidas».

 

Quem vem contar-me neste 2 de Abril de 2012 a «bela e cativante» história da Árvore de Andersen em Setúbal?

L. V.

2 de Abril de 2005:

4 fotografias da sessão comemorativa

DSCF0687

DSCF0701

DSCF0685DSCF0682

Sem comentários:

Enviar um comentário