sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

NESTA RODA ALARGADA DE AMIZADES

imageA AREIA O TEMPO E A FLOR

EM BOM ANO O DIA A DIA

Cara amiga/Caro amigo: De cabeça levantada e espírito liberto é como desejo que, em Bom Ano, por aqui continuemos a acompanhar-nos nesta caminhada em que vamos, o nosso ir vivendo uns com os outros no planeta que somos. Planeta pequeno, agora sabemos e a internete é prova, mas luminoso Jardim do Éden, tão pródigo em belezas e bens. Sim, tenhamos crença para chamar de Paraíso Terreal a esta maravilhosa arquitectura que nos permite existir em nós, em Mundo e em Universo. Apesar, muito apesar da estupidez com que é ensombrado por energúmenos, bizantinos e carochinhas. Não estou, pois, a tentar que fechemos os olhos às misérias que esses miseráveis infligem a todos os que somos povo. Não tapar os ouvidos ao clamor, clamarmos também! Solidários na dor e angústia e mais ainda na revolta contra o poder dos «eles» a quem, infelizmente, ainda muito nos sujeitamos quando, ao mesmo tempo que nos queixamos das opressões, continuamos a pedir-lhes que sejam os nossos protectores, os salvadores que nos conquistem a liberdade que nos usurpam.

 

Cabeça levantada!

Sem sequer precisar de ser atitude, apenas posição ou modo de estar do corpo de homo-sapiens em vivo.

Espírito liberto!

Não que nos seja por aquele modo de tola superioridade, cínico, arrogante e desprezível, que uma boa pancada de granizo desmorona  e  deixa a tremer de medo ou a espumar em vergonhosa humilhação. Em alternativa ao granizo, por exemplo um vulgar AVC.

Libertação simples.

Humilde aceitação fundamental do que somos tais como somos, em individual, em colectivo e em histórico. Sabendo-nos, no entanto, muito bem e cada vez mais, num horizonte de permanente aperfeiçoamento. O esperançoso horizonte de quem vai descobrindo modos de vencer a ignorância, deter o egoísmo e criar harmonia.

Aqui sim, a atitude.

 

A cabeça levantada, de simples posição do corpo, pode agora passar a metáfora da atitude. E não será que é de metáfora que se alimenta em sentido  de caminhada o dia a dia da nossa vida?

Caminhada ritmada por um bom e conquistador almejo de dia a dia em paraíso.
E, para o ritmo de entrada em Bom Ano, um «cá estamos!», seguido de um «cá vamos!»!

R. V.

2 comentários:

  1. 'Cabeça levantada e espírito liberto'. Uns belos votos.

    Que assim caminhemos, com motivação, com razão para assim continuarmos.

    Um bom 2013 também para si e está combinado: para o ano aqui estaremos para nos desejarmos um bom 2014.

    ResponderEliminar