sexta-feira, 9 de agosto de 2013

URBANO TAVARES RODRIGUES, O GENEROSO E HUMANÍSSIMO URBANO

IM002668 

Urbano Tavares Rodrigues era uma personalidade riquíssima. Muitas pessoas, as mais diversas, podem testemunhá-lo. Por isso, onde melhor o reconheceremos, agora que partiu? No notável jornalista? No inteligente e atencioso professor? No escritor perfeito? Talvez concordemos em que o devemos admirar antes do mais como HOMEM.

Momentos bons para lembrar hoje, em tão sentida quão suave despedida, os momentos de convívio com Urbano Tavares Rodrigues, o generoso e humaníssimo Urbano.        
De há muito que todos esperavam a notícia do passamento deste eminente vulto das nossas letras, tão eminente que são muito raros os grandes da Literatura Portuguesa com um uso da língua tão sem mácula. Resistiu e sempre dedicado à escrita.

Urbano Tavares Rodrigues tinha clara consciência da fragilidade em que a vida se lhe vinha prolongando. Da experiência dessa sua situação, pela simplicidade com que dela falava, fica-nos, em muito respeito, uma grande lição.

R.V.IM002666

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. URBANO: um homem que marcava pela força das convições, pela nobreza da partilha de dúvidas e de angústias, mas sobretudo pela afabilidade. Recordo o privilégio de alguns, profundos e marcantes, encontros. Não o esquecerei.
    Luís Guerra

    ResponderEliminar